Ensino de RDA: relato de experiência a partir do manual “The RDA workbook” de Margaret Mering

RDA teaching: experience report from Margaret Mering’s “The RDA workbook”

Cíntia Azevedo Lourenço
Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2005, Mestre em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1998, Bacharel em Biblioteconomia pela PUC de Campinas. Atualmente é Professora Associada na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora participante dos Grupos de Pesquisa: MHTX e RECRI. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, na área de Organização da Informação – Catalogação, Classificação do conhecimento e organização da informação na web.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8222736336322955
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2172-7300

Célia da Consolação Dias
Mestrado (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação/UFMG (2010) e graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (1990). Professora adjunta do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da Escola de Ciência da Informação e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, PPG-GOC da UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação – RECRI/UFMG e membro do NDE do curso de biblioteconomia/UFMG.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0933539682074676
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0891-6454

Resumo

A adoção da norma RDA pelas bibliotecas brasileiras é uma realidade que demanda por reflexões e por compartilhamento das experiências. Nesse sentido o ensino da RDA nos cursos de biblioteconomia é uma prioridade para preparar os futuros profissionais para essa transição e para a sua implementação, mas também se apresenta como um desafio. Neste trabalho, será relatada a experiência do curso de biblioteconomia de uma universidade brasileira da oferta de uma disciplina de introdução à RDA, planejada e implementada a partir das propostas presentes no manual para ensino de RDA de Margaret Mering, publicado em língua inglesa. O objetivo é compartilhar a experiência docente, os resultados obtidos e as dificuldades encontradas. Os pontos positivos do manual, as dificuldades de adequação da tradução, as atividades mais interessantes e desafiadoras e a metodologia serão destacadas. As considerações finais destacam as limitações identificadas neste estudo e faz a proposta de reflexões acerca da implementação da RDA. Além disso, será demonstrado também que para o ensino a assinatura não será uma obrigatoriedade, o que desonera os cursos de biblioteconomia desse investimento.

Palavras-chave: Ensino de RDA. Metodologia de ensino.

Abstract

The adoption of the RDA standard by Brazilian libraries is a reality that demands reflection and sharing of experiences. In this sense, the teaching of the RDA in librarianship courses is a priority to prepare future professionals for this transition and its implementation, but it also presents itself as a challenge. In this work, the experience of the librarianship course of a Brazilian university will be reported on the offer of a course to be introduced to the RDA, planned and implemented from the proposals presented in Margareth Mering’s RDA teaching manual, published in English. The objective is to share the teaching experience, the results obtained and the difficulties encountered. The positive points of the manual, the difficulties of adapting the translation, the most interesting and challenging activities and the methodology will be highlighted. The final considerations highlight the limitations identified in this study and propose reflections on the implementation of the RDA. In addition, it will also be demonstrated that for teaching the signature will not be an necessity, which discourages the librarianship courses of this investment.

Keywords: RDA teaching. Teaching methodology.